OBJETIVO do PROJETO

Este projeto de ensino, pesquisa e extensão tem como objetivo principal promover a capacitação sociotécnica de comunidades rurais tradicionais faxinalenses do Centro Sul paranaense com base em princípios e práticas da agroecologia. Para tanto, a criação deste NEA, coordenado pelo Grupo de Pesquisa Interconexões (UEPG), conta com o financiamento do CNPq e a colaboração de diversas entidades que se somam à ação: CASLA, COODESAFI, UEPG, IFPR-Irati, IEEP, ASAECO, Prefeitura Municipal de Imbituva, Prefeitura Municipal de Rebouças, Prefeitura Municipal de Imbaú, NEA - Juçara (UFPR-Litoral), IFPR-Paranaguá, MADE-UFPR

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Recebimento das SEMENTES CRIOULAS - 2021 - IMBITUVA- CASA DE SEMENTES JOAQUIM E JUVELINA LEITE. Plantio e Horta Orgânica.

        No dia 15/10/2021, o Grupo Interconexões - NEAs 2020/2021, recebeu do Projeto Emergencial de Conservação e Multiplicação da Agrobiodiversidade no Paraná, um total de 75 quilos de Sementes Crioulas, entre variedades de Feijão Vinagrinho, Feijão Carioca, Feijão Bolinha Vermelho, Feijão Olho de Pomba, Milho Cunha, Milho Carioca Amarelo, Arroz Cateto, Arroz Amarelão.

Essas Sementes estão sendo distribuídas no Estado do Paraná para Comunidades Tradicionais de base ECOLÓGICA pela RESA – Rede Sementes da Agroecologia junto ao Coletivo Triunfo. Esta entidade firmou compromisso com a agricultura familiar de base ecológica, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT-PR), a AS-PTA (Agricultura Familiar e Agroecologia), como parte das ações do Projeto Emergencial de Conservação e Multiplicação da Agrobiodiversidade no Paraná.

O Projeto “Interconexões” da UEPG/PR, neste Projeto da RESA é representado pela Prof. Cleusi T. Bobato Stadler (Doutoranda do PPGG -Programa de Pós Graduação em Geografia, UEPG/PR), a qual desenvolve sua Pesquisa com o tema “Sementes Crioulas em Comunidades Tradicionais do Paraná”. Essas sementes em Imbituva serão replantadas e guardadas na Casa de Sementes “Joaquim e Juvelina Leite”, que se encontra na Propriedade do Sr. Antônio Silvestre Leite, no NEA Faxinal dos Galvão.

As Sementes foram transportadas da cidade de Palmeira, sede da ASPTA, pela Secretaria de Agricultura do Guamiranga na pessoa da Secretária Cristiane Tabarro, a qual agradecemos a colaboração. Foram levadas até a Casa de Sementes pelo Sr. Antônio Silvestre Leite, o qual as recebeu em Guamiranga/PR. 














Essas sementes vão ser armazenadas devidamente para serem reproduzidas no próximo plantio e também distribuídas as outras Comunidades Tradicionais Faxinalenses do Grupo Interconexões, em Ponta Grossa/Itaiacoca e em Imbaú/Pr.

No dia 17/10/2021, o Sr. Silvestre Leite e sua família trabalharam na organização e PLANTIO da HORTA ORGÂNICA em MANDALA. Foi plantado Feijão Arroz, Batata, Amendoim, Legumes, Verduras, Plantas Medicinais, Feijão Milico, Gengibre, Açafrão e Vagem. 























O trabalho de PRODUÇÃO ORGÂNICA ECOLÓGICA está se fortalecendo e assegurando a Soberania Alimentar dos Pequenos Agricultores nos Núcleos de Estudos Agroecológicos do Projeto INTERCONEXÕES. 



Por: Cleusi T. Bobato Stadler. 20/10/2021.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

NEA TERRITORIO FAXINALENSES: PRINCIPIOS, OBJETIVOS, MÉTODO E ALGUNS OBJETIVOS

 Apresentamos o vídeo institucional sobre o NEA Territórios Faxinalenses tratando dos seus princípios, objetivos, método de pesquisa e exten...