OBJETIVO do PROJETO

Este projeto de ensino, pesquisa e extensão tem como objetivo principal promover a capacitação sociotécnica de comunidades rurais tradicionais faxinalenses do Centro Sul paranaense com base em princípios e práticas da agroecologia. Para tanto, a criação deste NEA, coordenado pelo Grupo de Pesquisa Interconexões (UEPG), conta com o financiamento do CNPq e a colaboração de diversas entidades que se somam à ação: CASLA, COODESAFI, UEPG, IFPR-Irati, IEEP, ASAECO, Prefeitura Municipal de Imbituva, Prefeitura Municipal de Rebouças, Prefeitura Municipal de Imbaú, NEA - Juçara (UFPR-Litoral), IFPR-Paranaguá, MADE-UFPR

Galeria - Sete Saltos de Cima

************ ATIVIDADE 8 ************

Data: 05 de ABRIL de 2021

Tema:
1. Relato do Sr. Antônio Ostrufka e algumas fotos de sua propriedade. 









************ ATIVIDADE 7 ************

Data: 15 de JANEIRO de 2021

Tema:
1. Experimento realizado pelo Professor Odair Oliveira. 

Este experimento teve como objetivo analisar como a Mucuna se desenvolve dentro da propriedade do Sr. Antônio. A Mucuna é uma leguminosa da família das Fabaceae, nativa de regiões tropicais, especialmente África e Índia, cresce de 3 a 18 m de altura, com folhas largas e ovais, de 15 a 30 cm de comprimento. Possui inflorescências, com flores brancas a púrpuras. O fruto da planta é uma vagem, espessa e coureácea, as sementes são negras, ovóides com hilo branco e saliente. Na América Central, assim como no Brasil, as sementes de Mucuna eram torradas e moídas para fazer um substituto do café.  

*O Experimento (explicação pelo Professor Odair):

1- A roçada e a coleta forma feitas no mesmo dia. Vamos coletar no próximo mês e fevereiro

2- A floresta fica na mesma propriedade a uma distância de 400 metros com um desnível de 50 m em relação a área de Brachiaria e Mucuna. Essa área de Brachiaria plantaginea (papuã) está passando por um processo de recuperação depois de anos de adubos e venenos agrícolas.

3- Foi roçado o papuã pra desafogar a Mucuna (queremos sementes) e deixamos a outra sem roçar pra ver como se comporta.





Inflorescência da Mucuna (imagem ilustrativa)


************ ATIVIDADE 6 ************

Data: 23 de DEZEMBRO de 2020

Tema:
1. Produções na Unidade de Referência 

Plantio de arroz



Consórcio de feijão (preto, vermelho e amarelão), milho e abobrinha.

************ ATIVIDADE 5 ************

Data: 18 de DEZEMBRO de 2020

Tema:
1. Produção na Agrofloresta 

O Jaracatiá também é chamado de "mamão bravo", pois este faz parte da família dos mamoeiros. Existem quatro gêneros diferentes com representantes distribuídos na América Central, África e América do Sul. Apesar dessa grande variedade de espécies, a única que realmente é reconhecida popularmente pelo nome de jaracatiá é a espécie brasileira J. spinosa. Por isso, é considerada uma fruta típica do país. Outra curiosidade é que a palavra jaracatiá deriva do tupi - yara-cati-á - que significa o indivíduo de fruto cheiroso. 

Jaracatiá começando a produzir na Agrofloresta da Unidade de Referência Agroecológica de Sete Saltos.     

       


************ ATIVIDADE 4 ************

Data: 11 de DEZEMBRO de 2020

Tema:
1. Sistema de plantio direto em hortaliças (SPDH) 

Difundido como uma transição da agricultura convencional para a agroecológica, o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) permite reduzir o uso de agrotóxicos e adubos altamente solúveis até eliminá-los das lavouras. A intenção do SPDH é promover a saúde da lavoura com práticas voltadas para o conforto das plantas.  Isso significa reduzir o estresse relacionado a fatores como temperatura, umidade, salinidade e PH do solo, luminosidade e ataque de pragas e doenças. 

*Variedades plantadas pelo Sr. Antonio em sua propriedade: Abobrinha, repolho, couve flor, brócolis e pepino. 

 

************ ATIVIDADE 3 ************

Data: 30 de NOVEMBRO de 2020

Tema:
1. Plantio de erva mate na agrofloresta e área de preservação permanente.

As Unidades de Referências do Projeto Interconexões receberam um total de 2500 Mudas de Erva-Mate NATIVA para efetuarem o plantio. A intenção é recompor a Mata Nativa e constituir uma Agrofloresta, intercalando com o plantio de feijão e milho consorciado. A UR Sete Saltos de Cima recebeu 1000 mudas de erva-mate. Essas mudas foram produzidas através de aprimoramento de SEMENTES DE ERVA NATIVA, num trabalho desenvolvido pela EPAGRI/SC e comercializadas pela Agro Forte de Mato Branco de Baixo-Imbituva/PR e seu revendedor responsável Marlon Santana. Foram adquiridas com o financiamento do Projeto.





************ ATIVIDADE 2 ************

Data: 29 de NOVEMBRO de 2020

Tema:
1. Troca de mudas entre as Unidades de Referência

Dia 29/11, o Professor Nicolas Floriani, esteve no Sindicato dos trabalhadores rurais de Ponta Grossa recebendo mudas de Gabiroba do Sr. Antonio Ostrufka e Cida Teixeira, para distribuir entre as Unidades de Referência Agroecológica.


************ ATIVIDADE 1 ************
Tema:

1. Atividades já realizadas na propriedade.

Propriedade do Sr. Antônio Ostrufka na comunidade Sete Saltos de Cima, Itaiacoca, Ponta Grossa-PR. As fotos foram fornecidas pela acadêmica Ingrid Zambilo e pela doutoranda Cleusi Stadler.  

 Criação da rede SAPÊ (Banner).

 Casa de Sementes.

 Milho crioulo vermelho.

Estufa de produção de mudas nativas financiada pelo Projeto do Grupo Interconexões da UEPG.

 Plantio de milho com instrumento próprio.

Feira agroecológica.

  Produção Agroecológica.                        Plantio consorciado de sementes.

Agrofloresta.

Vídeo onde o Sr. Antônio conta um pouco sobre a história de sua propriedade e também compartilha conosco alguns de seus conhecimentos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NEA TERRITORIO FAXINALENSES: PRINCIPIOS, OBJETIVOS, MÉTODO E ALGUNS OBJETIVOS

 Apresentamos o vídeo institucional sobre o NEA Territórios Faxinalenses tratando dos seus princípios, objetivos, método de pesquisa e exten...