OBJETIVO do PROJETO

Este projeto de ensino, pesquisa e extensão tem como objetivo principal promover a capacitação sociotécnica de comunidades rurais tradicionais faxinalenses do Centro Sul paranaense com base em princípios e práticas da agroecologia. Para tanto, a criação deste NEA, coordenado pelo Grupo de Pesquisa Interconexões (UEPG), conta com o financiamento do CNPq e a colaboração de diversas entidades que se somam à ação: CASLA, COODESAFI, UEPG, IFPR-Irati, IEEP, ASAECO, Prefeitura Municipal de Imbituva, Prefeitura Municipal de Rebouças, Prefeitura Municipal de Imbaú, NEA - Juçara (UFPR-Litoral), IFPR-Paranaguá, MADE-UFPR

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

UR Faxinal dos Galvão participa da Primeira Feira de Agroecológicos no Município de Imbituva-PR

No dia 23 de Janeiro de 2021, os proprietários da Unidade de Referência do Faxinal dos Galvão, Silvestre Leite e Maria Janete Leite participaram de sua Primeira Feira de Agroecológicos, com apoio da Prefeitura Municipal de Imbituva em parceria com a Cooperativa Coodesafi.

A promoção de Circuitos Curtos de Comercialização e a implementação de selos certificadores de produtos agroecológicos estão dentre as atividades desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Interconexões em parceria com prefeituras, cooperativas e outras instituições.

O objetivo é criar uma rede que integre produtores locais, consumidores, logística para comercialização, organização de cadeias curtas e redes agroalimentares de abastecimento que propiciem venda direta de produtos agroecológicos com transparência e rastreabilidade.

Dessa forma, as feiras municipais consolidam-se como canais de inserção e acesso a produtos locais, sustentáveis e com baixa burocracia e custos, sendo uma ótima ferramenta integradora que possibilita o fortalecimento dos vínculos e relações comerciais entre agricultores e consumidores, a valorização de produtos, tradições e saberes, a promoção da segurança alimentar, a agrosociobiodiversidade, a concepção de pertencimento, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável.

A garantia de rastreabilidade e transparência dos processos produtivos dá-se  por meio de selos certificadores que além de agregar valor aos produtos, representam a filosofia do grupo, garantem qualidade e fortalecem laços de confiança entre consumidores e produtores.

                                                                                                        Por Telma Regina Stroparo





Nenhum comentário:

Postar um comentário

NEA TERRITORIO FAXINALENSES: PRINCIPIOS, OBJETIVOS, MÉTODO E ALGUNS OBJETIVOS

 Apresentamos o vídeo institucional sobre o NEA Territórios Faxinalenses tratando dos seus princípios, objetivos, método de pesquisa e exten...