OBJETIVO do PROJETO

Este projeto de ensino, pesquisa e extensão tem como objetivo principal promover a capacitação sociotécnica de comunidades rurais tradicionais faxinalenses do Centro Sul paranaense com base em princípios e práticas da agroecologia. Para tanto, a criação deste NEA, coordenado pelo Grupo de Pesquisa Interconexões (UEPG), conta com o financiamento do CNPq e a colaboração de diversas entidades que se somam à ação: CASLA, COODESAFI, UEPG, IFPR-Irati, IEEP, ASAECO, Prefeitura Municipal de Imbituva, Prefeitura Municipal de Rebouças, Prefeitura Municipal de Imbaú, NEA - Juçara (UFPR-Litoral), IFPR-Paranaguá, MADE-UFPR

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

URs de Imbituva, Imbaú e Itaiacoca iniciam o Plantio de Mudas de ERVA-MATE NATIVA

Nas Unidades de Referências do Projeto Interconexões foram iniciados o plantio de 2500 mudas de Erva-Mate Nativa, para recompor a Mata Nativa e constituir uma Agrofloresta, intercalando com o plantio de feijão e milho consorciado.

Na UR Faxinal dos Galvão estão sendo plantadas 900 mudas de erva-mate.

Na UR Sete Saltos de Cima 1000 mudas de erva-mate.

Na UR Imbaú, 200 mudas de erva-mate.

Na UR Cachoeirinha, 400 mudas de erva-mate. 

Essas mudas foram produzidas através de aprimoramento de SEMENTES DE ERVA NATIVA, num trabalho desenvolvido pela EPAGRI/SC e comercializadas pela Agro Forte de Mato Branco de Baixo-Imbituva/PR e seu revendedor responsável Marlon Santana. Foram adquiridas com o financiamento do Projeto.  


Fotografia 1: Entrega das mudas pela Agro Forte-Marlon Santana.

Fotografia 02: Mudas distribuídas em Sete Saltos de Cima. Ponta Grossa/PR. Sr. Antônio Ostrufk responsável pelo plantio. 


Fotografias 03,04,05,06,07: Início do Plantio em 30/11/2020 na UR Cachoeirinha. Agricultor Sr. Genésio Maiczuk. Acervo das fotos: Natan Emiliano Maiczuk. 








Fotografia 08,09,10,11,12,13: UR Imbaú. 200 mudas de erva-mate. Início do Plantio em 30/11/2020, realizado pelos componentes do Projeto. Meliponicultor Diego Betim. Acervo das fotos: Cleusi B. Stadler. 










Responsável pelo texto: Doutoranda do PPGG/UEPG - Cleusi T. Bobato Stadler.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

NEA TERRITORIO FAXINALENSES: PRINCIPIOS, OBJETIVOS, MÉTODO E ALGUNS OBJETIVOS

 Apresentamos o vídeo institucional sobre o NEA Territórios Faxinalenses tratando dos seus princípios, objetivos, método de pesquisa e exten...