OBJETIVO do PROJETO

Este projeto de ensino, pesquisa e extensão tem como objetivo principal promover a capacitação sociotécnica de comunidades rurais tradicionais faxinalenses do Centro Sul paranaense com base em princípios e práticas da agroecologia. Para tanto, a criação deste NEA, coordenado pelo Grupo de Pesquisa Interconexões (UEPG), conta com o financiamento do CNPq e a colaboração de diversas entidades que se somam à ação: CASLA, COODESAFI, UEPG, IFPR-Irati, IEEP, ASAECO, Prefeitura Municipal de Imbituva, Prefeitura Municipal de Rebouças, Prefeitura Municipal de Imbaú, NEA - Juçara (UFPR-Litoral), IFPR-Paranaguá, MADE-UFPR

domingo, 15 de novembro de 2020

SEMENTES CRIOULAS SÃO RECEBIDAS PELO INTERCONEXÕES


30 TONELADAS de SEMENTES CRIOULAS são distribuídas no Estado do Paraná para COMUNIDADES TRADICIONAIS de base ECOLÓGICA pela RESA – Rede Sementes da Agroecologia. Esta entidade firmou compromisso com a agricultura familiar de base ecológica, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT-PR), a AS-PTA (Agricultura Familiar e Agroecologia), como parte das ações do Projeto Emergencial de Conservação e Multiplicação da Agrobiodiversidade no Paraná.

Banner da Campanha de Distribuição doado a cada lugar que recebeu as sementes.

No dia 27 de Outubro de 2020, o Projeto Interconexões recebeu Uma Tonelada de SEMENTES CRIOULAS por intermédio da Prof. Cleusi T. Bobato Stadler (Doutoranda do PPGG -Programa de Pós Graduação em Geografia, UEPG/PR), faz parte. Estando no Projeto e desenvolvendo sua Pesquisa com o tema “Sementes Crioulas em Comunidades Tradicionais do Paraná”, a prof. Cleusi entrou no Grupo Interconexões e no Grupo “Guardiões de Sementes” da Região Centro-Sul do Paraná e Santa Catarina. Por intermédio deste grupo e devido ao fato de estar na coordenação da organização de uma Casa de Sementes Crioulas com sua pesquisa, foi conectada para a possibilidade de receber estas sementes e distribuir aos agricultores interessados, com o apoio da CODESAFI-Ivaí/Imbituva.

Das mais de 26 toneladas de grãos distribuídas a famílias agricultoras, de todo o  estado, como parte deste Projeto Emergencial, uma tonelada (1.000k) veio para o município de Imbituva. Entre as variedades que recebemos estão: milho, feijão, arroz, mandioca e batata salsa. Para garantir a qualidade e vigor das sementes, todas as variedades entregues passaram por um processo de seleção e cuidadoso preparo nas propriedades rurais. Devido ao alto risco de contaminação transgênica, causada pela polinização cruzada, foram realizados testes de transgenia em todas as mais de 25 variedades de milho distribuídas no Paraná.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

NEA TERRITORIO FAXINALENSES: PRINCIPIOS, OBJETIVOS, MÉTODO E ALGUNS OBJETIVOS

 Apresentamos o vídeo institucional sobre o NEA Territórios Faxinalenses tratando dos seus princípios, objetivos, método de pesquisa e exten...